top of page

Surf para todos

Projeto oferece o reencontro com o mar para deficientes físicos

reportagem: BARBARA GABRIELE

edição: gabriela castelo buarque

Com as diversas oportunidades oferecidas pelas universidades em projetos voluntários, os alunos conseguem levar adiante o que aprendem em sala de aula.  O estudante de Fisioterapia da FPS, Luiz Felipe, decidiu juntar sua paixão pelo  surf à vontade de ajudar e promover a inclusão para deficientes no esporte.

O projeto Ondas de Inclusão tem aulas periódicas na praia de Itapuama, “os dias são incertos, dependemos muito da maré”. Utilizando a prancha e o mar como meio de reabilitação física, mental e social para pessoas amputadas. Para Luiz, além de estar trabalhando com algo que ama, o sentimento ao ver que tem um papel importante na melhoria de vida dos pacientes é incalculável. “Me sinto extremamente realizado, acredito que quando você pensa em ajudar o próximo, sua vida também melhora. Meu sentimento é de felicidade e gratidão sempre”.

FB_IMG_1574054794216.jpg

Filipe Tabosa

Esse projeto faz parte do processo de melhoria de vida de diversas  pessoas, uma delas é Fabricia Kelly, de 22 anos. Ela mostra com orgulho a prótese  da perna direita, que é o  maior símbolo de força e superação da atleta. Ela conheceu o programa através do consultório que produziu a prótese. De acordo com Fabricia, inicialmente, ela foi só assistir pois  ama a praia. Mas após o primeiro contato  com as aulas, sentiu que o Ondas da Inclusão a ajudaria a se aproximar da grande paixão, o mar. "O projeto nos permite ser incluídos,é um meio de mostrar que limitações só servem pra quem tem desculpa".

FB_IMG_1574254791188.jpg

Filipe Tabosa

O que promove essas iniciativas é, principalmente, o desejo de dar apoio às pessoas que necessitam. Luiz Felipe, se sente grato por saber que não só melhora o presente, mas também ajuda na construção de um futuro melhor para cada uma das pessoas.

"O maior presente para mim, é ver que o projeto faz parte de uma percentagem de melhora de vida dessas pessoas. Que ali elas se sentem livres e são felizes, sem nenhuma limitação ou condição. Sou muito muito grato por fazer parte disso."

FB_IMG_1574054779465.jpg

Filipe Tabosa

bottom of page