top of page

Radical: Skate está na grade de esportes da próxima olimpíada de Tóquio 

A modalidade nunca possuiu grande visibilidade, principalmente olímpica, mas agora fará parte de um dos principais eventos esportivos 

reportagem: luana guimarães

EDIÇÃO: GABRIELA CASTELLO BUARQUE

Pela primeira vez, o skate fará parte do maior, mais antigo e importante evento esportivo da história: as olimpíadas. Será em 2020, nas olimpíadas em Tóquio no Japão, que o skate finalmente ganhará a devida visibilidade. No entanto, o questionamento que fica é porque só agora? E o que poderá mudar no cenário atual do esporte a nível nacional?

 

"É mais uma oportunidade para atleta, competir com outros do mundo, e com muito mais peso, o esporte vai ser mais reconhecido e valorizado" é o que espera Larissa Silva, skatista amadora que sonha em competir. Os eventos que servem de base classificatória para as olimpíadas de Tóquio trouxeram ao Brasil, pelo segundo ano consecutivo, o principal circuito da modalidade: o Park Series, que acontece do dia 9 a 15 deste mês, em São Paulo. Cerca de 200 atletas da elite do skate mundial, feminino e masculino, participaram do evento. No parque Cândido Portinari, local que sediou o PS, foi inaugurado a pista Vans SkatePark, construída especialmente para a modalidade. "Já fica de herança pra gente treinar no padrão da competição", constou Larissa.

 

O esporte tem duas modalidades olímpicas, ​Park​ e ​Street. Entenda como funcionam estas modalidades:

WhatsApp Image 2019-10-06 at 12.32.37.jp

*Dados:
Street: Simula obstáculos de rua, com rampas, escadarias e corrimão.
Park: Conceito mais amplo pois mistura bowl, banks e street. Bowl: tem formato de piscina com paredes de 3, 4 metros. Banks: é um bowl com paredes menores.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio o skate contará com 80 atletas, divididos em 4 grupos de 20: Park feminino, Park masculino, Street feminino e Street masculino.

O SKATE EM CENA NACIONAL, MUNICIPAL, OLÍMPICA 

"O Brasil ainda é carente de pistas como as próprias para essas modalidades, porém, com o park sendo olímpico em 2020, e com grandes chances de brasileiros subirem ao pódio, é bem possível que em breve as rampas com essas características começem a aparecer em novos projetos pelo país " pensa Rodrigo Lima, jornalista esportivo. 
 

No Recife, tomando como parâmetro de análise as disposições das pistas para a prática esportiva de skate, existem polos espalhados, mas, com modalidades separadas e não unificadas, como o conceito de Park. Há o Bowl, do Parque Dona Lindu, o Banks,  do Parque Santana e a pista Street, na Avenida Boa Viagem. 

Nossa repórter visitou os 3 melhores lugares pra treinar skate no bairro de Boa Viagem:

bottom of page