top of page

A popularização dos jogos fictícios entre os consumidores de esportes

Fantasys’ permitem que fãs do esporte sejam técnicos rodada após rodada

reportagem: paloma almeida

edição: lucas holanda

Quem nunca apostou placares entre amigos antes da  decisão do campeonato? A fissura pelo consumo de conteúdos futebolísticos e esportivos em geral movimentam um mercado vasto e milionário. Sejam Campeonatos, ligas ou amistosos, assim como álbuns de figurinhas, camisas e aplicativos, todas as vertentes movimentam valores absurdos em termos de rendimento. Em termos de aplicativos, os campeões de download são o Cartola e o Fantasy, que dá nome ao estilo do jogo.

 

Fantasy Games (jogos fantasia em tradução livre), são jogos eletrônicos fictícios onde pessoas podem montar seu time dos sonhos, porém  regras podem variar de liga para liga. O Cartola FC, criado em 2004 pela Globo.com, hoje é o aplicativo líder em downloads do grupo Globo, ultrapassando até mesmo o Globo Play, um dos carros chefes das marca. São quase 11 milhões de times criados.

WhatsApp Image 2019-11-09 at 10.25.26 (1

No Cartola, sua função é a mesma de um treinador na vida real, porém os jogadores são escalados de acordo com os clubes que tem chance de vitória, portanto, ter conhecimento dos resultados dos jogos do campeonato é importante. Cada usuário (ou técnico virtual) começa com 100 cartoletas - unidade de valor usada no aplicativo - para montar seu time, cada jogador possui valores diferentes, baseados no desempenho do atleta na vida real. Quanto melhor for sua performance, mais caro ele será no jogo. O mesmo acontece com seu time, se algum de seus jogadores escalados for mal, você perde pontuações e cartoletas.

Tiberius Medeiros joga desde o início e até participa de campeonatos entre amigos.

Entrevista com Tiberius MedeirosArtist Name
00:00 / 01:37

Desafios não são exclusivos da rotina dos jogadores experientes. Para os iniciantes, o primeiro embate é descobrir como renderizar as cartoletas. Jonathas joga há quase 4 anos e relembra como foi no início e o que ainda pesa na escolha dos jogadores.

Outro estilo que ganha cada vez mais adeptos no país é o Fantasy Football. Nele, os jogadores podem simular o controle de uma equipe profissional dentro da National Football League (NFL), ou seja, comissão técnica, jogadores, assistentes, toda a equipe envolvida com as decisões do time. O que poucos sabem, é que o Fantasy foi o precursor dos aplicativos de jogos eletrônicos que vemos hoje. Mesmo tendo se popularizado apenas na década de 90, seu início foi alguns anos antes, em 1963, com apenas alguns membros.

WhatsApp Image 2019-11-09 at 10.25.26.jp

Hoje, o Fantasy Football movimenta cerca de bilhões de dólares na economia americana. Seguindo estudos, Michael Serazio, professor de comunicação do Boston College e colunista do Washington Post escreveu que cerca de 60 milhões de pessoas jogam algum tipo de esporte americano no Fantasy. Em terras nacionais, o último balanço divulgado pelo Grupo Globo mostra um faturamento de cerca de R$13 milhões do Cartola FC. Números como estes mostram a grandiosidade do mercado dos games e o sucesso dessa modalidade de jogos, que só continua a crescer ano após ano.

bottom of page