top of page

Existe idade certa para levar uma criança a um estádio de futebol?

Assunto gera opiniões diferentes de pais e médicos

reportagem: ANA CAROLINA PINTO

edição: lucas holanda

O futebol é, sem dúvidas, o esporte mais querido do Brasil e, quem é fã de verdade, quer passar a paixão de geração para geração. Pais e mães que desejam que os filhos sintam a emoção do esporte, muitas vezes levam os pequenos muito jovens ao estádio, enquanto outros esperam crescerem mais um pouco por não acharem ideal uma criança muito nova ir à um evento tão conturbado quanto uma partida de futebol. Mas, afinal, será que existe idade certa para levar os pequenos aos estádios?
 

A psicóloga Verônica Menezes explica que, com menos de 2 anos, uma criança não têm muita noção do que está acontecendo ao seu redor. “A compreensão de mundo para um bebê chega a partir das emoções, fala, toque, barulho, podendo ser positivo ou negativo para seu desenvolvimento, pois tudo dependerá do entendimento desses estímulos. Em um local com sons altos e muitas coisas acontecendo, provavelmente essa criança receberia estímulos negativos”, afirma.

A neurologista Valéria Tiné acrescenta que talvez seja um pouco irresponsável pais levarem seus filhos muito pequenos para esse tipo de local. “O desenvolvimento emocional da criança precisa ser respeitado. Que contribuição um jogo de futebol pode oferecer a um bebê? É uma exposição desnecessária”, comenta.

Ainda segundo a médica, a partir dos 3 ou 4 anos de idade, as crianças passam a prestar mais atenção e a entender o que acontece ao seu redor mas, ainda sim, por serem bastante dependentes, podem dar um certo trabalho no passeio ao estádio, já que não conseguem prestar atenção naquilo que está acontecendo e se cansam rapidamente. Pequenos que exigem serem carregados no colo e ainda não foram desfraldados, podem causar um desconforto extra, devido a muitos estádios não possuírem uma infraestrutura apropriada à criançada.

WhatsApp Image 2019-10-20 at 16.14.50.jp

Crianças do bairro da Guabiraba visitam a Ilha do Retiro, estádio do Sport, pela primeira vez

Foto por Blog do Patricio Nunes

WhatsApp Image 2019-10-20 at 16.15.47.jp
WhatsApp Image 2019-10-20 at 16.16.29.jp

foto por extra globo

fotos por diario de pernambuco

Mãe e filho torcendo juntos na Turquia

Crianças de diferentes idades em partidas de futebol

Quando os pequenos crescem um pouco, a partir dos 7 ou 8 anos, o desenvolvimento do foco e atenção são maiores e a criança já sabe do que gosta e do que não gosta. E o fato dela querer estar em um estádio é fundamental porque aí ela não vai apenas por pressão familiar. “Sei que fui algumas vezes antes dessa idade, mas a vez que realmente lembro de ter ido à um jogo de futebol foi quando tinha 7 anos. Amei muito, o grito da torcida me emocionou. Mas eu gostava de ir, sabe ? Não foi nada forçado”, comenta Pedro Cunha, 20 anos, estudante e torcedor fanático do Sport Club do Recife.
 

Confira algumas dicas para você levar seu pequeno com segurança aos estádios:
Levar em consideração a logística de chegada e saída do local;
Levar sempre uma mochila com lanches e água
Adequar a criança a temperatura ideal, e em caso de muita chuva, não levá-lo ao estádio.

bottom of page