top of page

Gay Games como forma de combate à homofobia

Evento, que ainda não chegou ao Brasil, é o maior em termos de representatividade gay no mundo esportivo

reportagem: ana carolina pinto

edição: lucas holanda

Diferente do que muitos podem pensar, os gay games não são associados a algo “impróprio”, algum videogame ou jogos que têm uma temática LGBT. Os gay games ou jogos gays, é o maior evento de representatividade gay dentro do mundo dos esportes. Poderia-se dizer que é quase um tipo de olimpíada, mas que serve como uma parada gay, sendo um evento voltado para combate à homofobia e destacar a comunidade Queer.

abertura dos gay games em cleveland, Eua

foto: Getty Images

abertura dos gay games em cleveland, Eua em 2014

E na verdade “Olimpíadas Gays” foi originalmente o primeiro nome dado à cerimônia. Lá em 1982, em São Francisco, foi onde tudo começou. E foi uma ideia de Tom Weddel, que tinha por objetivo não só promover o espírito de participação e inclusão social, como também buscar crescimento pessoal em um evento esportivo.

 

Está completamente errado quem acredita que somente pessoas da comunidade gay podem participar. Diferente do esperado, pessoas com qualquer orientação sexual são bem vindas nos jogos. E devido a esse fato, os gay games são muitas vezes criticados, já que as olimpíadas normais, não restringem ninguém por sua sexualidade, mas a importância da luta contra o preconceito e a discriminação é o que fazem os jogos gays existirem.

competidoras_dançando_nos_gay_games,_fot

“O lance é representatividade! Nunca tinha ouvido falar disso, mas estou muito feliz que acontece, pois é um evento que traz tanta voz para comunidade lgbt, né? é muito importante pra gente. Espero que chegue no Brasil logo”, comenta o estudante de publicidade Pedro Alencar.

 

Mesmo que ainda não tenha acontecido em muitos países, pessoas de toda a parte do mundo estão aptas a jogar. E atletas brasileiros já participaram nos jogos. Na última edição do evento, em 2018, que foi sediada em Paris, os atletas brazucas estavam competindo em dez esportes: futebol, vôlei, vôlei de praia, ciclismo, natação, atletismo, remo, esgrima, corrida e tênis. E levaram 24 medalhas.

foto:Caroline Bluemberg

competidoras dançando nos gay games

Brasileiros conquistam primeiras medalha

foto:Regis Duvignaug

Os gay games também já foram sediados em vários lugares desde 1982, como em Amsterdam, Sidnei, Chicago, Cologne, Vancouver, Nova Iorque e Cleveland. A cerimônia acontece de 4 em 4 anos, e em 2022 a décima primeira edição está prevista para ser realizada Hong Kong. A cerimônia que tem por órgão base a Federação dos Jogos Gays (FGJ) possui um website próprio, que pode ser acessado através do link https://gaygames.org.

Brasileiros conquistam primeiras medalhas brasileiras no Gay Games Paris 2018

Anúncio_brasileiro_do_Gay_Games_Sydney_2

foto:Divulgação

Anúncio brasileiro do Gay Games Sydney 2002

bottom of page