top of page

Esporte e educação podem caminhar lado a lado

Organização acolhe dezenas de crianças no projeto de inclusão social

reportagem: ana carolina pinto

EDIÇÃO: Lucas holanda

A associação da criança cidadã, mais conhecida como ABCC, é uma entidade privada estadual e municipal que surgiu através do compromisso social do desembargador Nildo Nery em 2000/2001. Uma das vertentes da ABCC é o incentivo à prática esportiva, com o Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC). A instituição fica no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Mesmo o projeto da ABCC sendo criado em 2001, o local que têm foco nos esportes só passou a existir em  2009, já que o espaço, anteriormente, era sede da outra vertente da organização, a Orquestra Criança Cidadã Meninos - hoje residente no quartel no exército no Pina.

Para participar do projeto é necessário residir na comunidade do Cordeiro e ter entre sete e 14 anos de idade. Sendo assim, hoje, 145 crianças são contempladas com o trabalho de inclusão social da ABCC. Além dos três principais exercícios ministrados (Karatê, Judô e Taekwondo), o local ainda conta com aulas de reforço de matemática e português e xadrez, além de uma psicóloga e uma nutricionista que acompanham as crianças. Quando se trata da rotina dos jovens, o gerente do ECECC, Bruno Ribeiro, explica as atividades feitas no centro. “As crianças passam o dia aqui. Vão para a escola de manhã, depois vem para cá, fazem as refeições e os esportes, têm aulas de reforço e sessão com psicóloga e nutricionista”, relata o gestor.

As oito salas do local estão sempre cheias. As crianças que fazem parte do projeto têm a instituição como uma segunda casa, já que passam boa parte dos dias lá. E, tanto os alunos quanto quem trabalha na ECECC, estão muito felizes com o projeto e ansiosos, pois em breve estarão chegando novidades no espaço. “A gente está com um plano de sair somente da parte da luta e construir quadras para a entrada de outros esportes, como o futebol”, finaliza Bruno.

Outro requisito para ser aceito no processo de seleção é que as crianças estejam estudando em escolas municipais ou estaduais, que saibam ler e escrever e também é preciso passar por um teste de admissão. A parte esportiva da ABCC funciona de Segunda a Sexta das 7h às 17h.

“Elas (as crianças) passam o dia aqui. Vão para a escola de manhã, depois vem para cá, fazem as refeições e os esportes, têm aulas de reforço e sessão com psicologa e nutricionista”

bottom of page