top of page

Amor à distância

Apesar do trio de ferro obter uma certa visibilidade nacional, alguns pernambucanos torcem por times do ‘eixo’

reportagem: henrique viana

edição: lucas holanda

Santa Cruz, Sport e Náutico. Se alguém perguntar, aos diversos pernambucanos apaixonados por futebol, qual o time de coração deles, a resposta, provavelmente, será um dos três clubes citados. Entretanto, alguns não resistiram a paixão por times de fora do estado. Seja por assistir mais jogos do time, devido a parabólica, ou por pura escolha.

O estudante de enfermagem Gabriel Barbosa tem 20 anos e desde criança torce para o São Paulo Futebol Clube. "Era ainda garoto, isso foi em 2006, estava assistindo TV, e quando acabou o jogo apareceu a tabela do brasileirão. Fechei os olhos e pensei, o time que estiver em primeiro, se tornará meu time de coração. O São Paulo estava em primeiro. Nunca tive influência futebolística aqui em casa, meus pais não gostam muito de futebol. Tenho o maior respeito pelos clubes daqui, Pernambuco tem time para torcer sim! Mas meu coração bateu mais forte pelo São Paulo”. 

Ainda Barbosa tendo escolhido o time numa boa fase, faz anos que o São Paulo não ganha um título de grande expressão, apesar disso, o amor ao clube se tornou maior que os resultados. 

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.08.53.jp
WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.08.54.jp

Quem, definitivamente, não escolheu o time de coração por resultados foi o pernambucano e estudante de direito Vinicius Rocha, que é palmeirense graças ao pai (também pernambucano e torcedor do porco). Vinícius também torce para o Palmeiras desde criança, e uma das primeiras lembranças do time é no rebaixamento, em 2012. "Apesar da fase ruim que acompanhei do Palmeiras na minha infância e adolescência e parte da família tentando fazer com que eu torcesse pelo Santa Cruz, clube que tenho carinho, sempre tratei o verdão como o meu time do coração, mesmo não tendo relação com o estado do clube", disse Vinícius.
 

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.09.22.jp

Nenhum dos dois pernambucanos tiveram a oportunidade de assistir os clubes de coração jogarem como mandantes, mas aproveitam quando os times paulistas vêm jogar em Pernambuco para prestigiarem os times. Assim como em um namoro entre pessoas de diferentes estados, a relação dos torcedores com o clube que amam está cada vez menor com a tecnologia, entretanto, a saudade ainda costuma apertar. "É a minha maior tristeza em torcer por um time de fora, que é estar junto com o clube no estádio, torcendo, gritando e apoiando. Isso me trouxe muita tristeza por muito tempo, mas hoje dá para suprir isso acompanhando o time virtualmente sempre, e torcendo para que os clubes venham jogar aqui. Acho que todos os torcedores que torcem por times de fora passam por isso", revela Vinícius.

WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.09.21 (1
WhatsApp Image 2019-10-30 at 09.09.21.jp
Entrevista com ViníciusArtist Name
00:00 / 01:29
bottom of page